A Instituição
O Instituto Rural Escola das Águas – Pantanal do Paiaguás, Mato Grosso Sul, localizado na Fazenda Santa Mônica, nasce de uma longa jornada de observação do Brasil que vivemos e a possibilidade de enxergar o Brasil que queremos e podemos construir.
Parte da iniciativa privada a decisão da construção de uma escola em um local de difícil acesso, comandado a maior parte do ano pelas águas. Não era uma opção, mas um chamado a responsabilidade e contribuição para o desenvolvimento desta região esquecida do país.
A escola conta com aproximadamente 50 alunos entre 6 a 17 anos cursando o Ensino Fundamental do 1º ao 5ª ano, em sistema integral e internato.
Durante o período noturno 12 jovens e adultos são atendidos dentro do Projeto Brasil Alfabetizado.Pela inexistência de qualquer escola nessa localidade do Paiaguás, são atendidas crianças em um raio de mais de 100 km, filhos de trabalhadores das fazendas. A distancia, a falta de mobilidade as intempéries da natureza fazem com que essas crianças fiquem em média 270 dias/ano alojadas na escola.
Sua estrutura física acomoda: três salas de aula ( classes multiseriadas), cozinha, lavanderia, almoxarifado, sala multimídia, sala com 10 computadores, biblioteca com aproximadamente 300 exemplares de livros infantis e coleções para adolescentes, alojamentos masculino e feminino, campo de futebol e vôlei. Na área da saúde, possui um dos mais modernos consultório de odontologia, podendo atender aos mais variados procedimentos, um consultório de oftalmologia e clinica geral.
Para garantir ensino de qualidade, mantém em sistema de comodato parceria com a Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Corumbá o que assegura a fiscalização ensino pedagógico e o reconhecimento legal das atividades de formação.O objetivo para todo esse investimento privado é assegurar a essas crianças o mínimo de escolaridade, quebrar o ciclo geracional dessa comunidade, nascida e criada no Pantanal, sem acesso á escola, saúde, informações, cidadania etc, diminuir sobremaneira o índice de analfabetismo e com os saberes e fazeres levar o conhecimento e a importância da preservação dessa região.
A história
O Instituto Rural Escola das Águas, parte de uma história de observação do Brasil que vivemos e a possibilidade de enxergar o Brasil que queremos e podemos construir.
A região não oferecia acesso á educação, portanto as crianças não frequentavam escolas e alguns adultos não sabiam ler e escrever, marcando um Brasil excluído desse processo intenso de progresso e transformação que estamos presenciando. A disparidade das questões de cidadania e os inúmeros Brasis que se formam em cada região chamou
a atenção.
A construção da escola não era uma opção, mas um chamado a responsabilidade e contribuição para o desenvolvimento desta região esquecida do país. Foi daí que nasceu a possibilidade de fazer o INSTITUTO RURAL ESCOLA DAS ÁGUAS.
Parte da iniciativa privada, construir uma ESCOLA NO PANTANAL DO PAIAGUÁS, foi necessário investimento, esforço, envolvimento, comprometimento de uma equipe. O transporte e o acesso à região ainda é bastante dificultoso, além das épocas das cheias que inviabilizam o transporte. Somado os esforços de logística, planejamento e colaboradores diretos, levou cimento, brita, tijolos, e em pouco mais de 6 meses viu nascer o projeto.
Inaugurada em agosto de 2011, com a parceria da Secretaria da Educação do Município de Corumbá que se ocupou para transformar O INSTITUTO RURAL ESCOLA DAS ÁGUAS em ESCOLA RURAL PÓLO PORTO ESPERANÇA – EXTENSÃO SANTA MONICA dando assim o caráter legal como Escola das Águas.
O Instituto Rural Escola das Águas, abriu suas portas para os filhos de trabalhadores das fazendas circunvizinhas totalizando hoje por volta de 50 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e 15 alunos adultos para a alfabetização.
Link da matéria realizada pelo Diário Corumbaense:
http://diarionline.com.br/?s=noticia&id=33703
Missão, Visão e Valores
Missão: Nossa razão de ser é viabilizar educação no mais amplo sentido da palavra EDUCAR, transformar informações em conhecimentos e possibilitar escolhas que promovam crianças, jovens e adultos em cidadãos plenos, com consciência critica para a promoção da paz, harmonia com o meio ambiente e a manifestação da vida.
Visão: O Instituto por sua natureza, pelo local que esta inserido, pelas relações que estabelece com a comunidade será referencia no Pantanal do Paiaguás, servirá de exemplo a ser seguido para a construção de um país melhor.
Valores: A vida é um processo continuo de aprendizagem, a busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos na sociedade, não se restringe apenas ao que a humanidade sistematizou (matemática, linguagem, ciências, geografia…), quanto maior a diversidade maior a riqueza e vitalidade do todo.
Educar não é tarefa simples é necessário amar o conhecimento e saber compartilhar. A escola a família a comunidade e a sociedade como um todo, tem esse compromisso para a evolução da humanidade.
O Instituto um organismo vivo, busca seu valor e longevidade em um ensino holístico continuo para a vida.